17 de junho de 2016

Qualidade de vida no trabalho - Parte 1



Qualidade de vida no trabalho - Parte 1


Natália Brito



A qualidade de vida no trabalho busca uma melhor satisfação das pessoas em seu ambiente,  trazendo equilíbrio e visando melhorias tanto para os colaboradores quanto para a empresa no seu clima organizacional.

Muito se fala sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, mas pouco se sabe a seu respeito, e quais programas trazem resultados positivos para os colaboradores.

Nas organizações os programas de qualidade de vida no trabalho nascem com a necessidade de se criar ambientes mais harmoniosos e trazer mais saúde ao colaborador. Muitos são os programas de qualidade de vida no trabalho nas empresas para eliminar o estresse, absenteísmo, baixa produtividade e doenças ocupacionais.

Antes de se criar um programa de qualidade de vida no trabalho é necessário fazer uma análise sobre as necessidades dos colaboradores e quais programas podem ser implantados e adequados a cada empresa, para que se atinja o resultado esperado. Nem todos os programas são ideais para todas as organizações, e é necessário analisar o perfil de cada empresa e seus colaboradores.

Algumas atitudes dos colaboradores podem ser percebidas no ambiente organizacional, de modo a identificar que a empresa precisa de cuidados com o seu capital humano.

Programas como auxílio à atividade física, quick massage, horários flexíveis, sala de descanso, uma boa comunicação interna, feedback, momentos de confraternização, pequenos momentos festivos, almoço, café da manhã dentro ou fora da empresa, dentre outros programas podem aproximar funcionários uns dos outros, incentivando o relacionamento interpessoal e melhorando o clima no ambiente. Com isso, o colaborador vai se sentir acolhido e respeitado, não se sentindo apenas como mão de obra mas como peça principal nas organizações.

Como diz Marcus Lemonis, se você cuida bem dos seus funcionários, eles cuidarão melhor ainda dos seus cliente.

Vale o investimento em a sua equipe, e os cuidados necessários para se criar programas de qualidade de vida no trabalho e um ambiente mais harmonioso. O resultado se mostra com colaboradores mais dispostos e motivados e com menos índice de doenças no trabalho: a organização consegue preservar sua imagem na sociedade e junto a seus colabores. Num bom programa de qualidade de vida no trabalho todos tendem a ganhar, colaborador e empresa.

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