Qualidade de vida no trabalho - Parte 1
Natália Brito
A
qualidade de vida no trabalho busca uma melhor satisfação das
pessoas em seu ambiente, trazendo equilíbrio e visando melhorias
tanto para os colaboradores quanto para a empresa no seu clima
organizacional.
Muito
se fala sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, mas pouco se sabe a seu respeito, e quais programas trazem
resultados positivos para os colaboradores.
Nas
organizações os programas de qualidade de vida no trabalho nascem
com a necessidade de se criar ambientes mais harmoniosos e trazer
mais saúde ao colaborador. Muitos são os programas de qualidade de
vida no trabalho nas empresas para eliminar o estresse, absenteísmo,
baixa produtividade e doenças ocupacionais.
Antes
de se criar um programa de qualidade de vida no trabalho é
necessário fazer uma análise sobre as necessidades dos
colaboradores e quais programas podem ser implantados e adequados
a cada empresa, para que se atinja o resultado esperado. Nem todos os
programas são ideais para todas as organizações, e é necessário
analisar o perfil de cada empresa e seus colaboradores.
Algumas
atitudes dos colaboradores podem ser percebidas no ambiente
organizacional, de modo a identificar que a empresa precisa de cuidados
com o seu capital humano.
Programas
como auxílio à atividade física, quick massage,
horários flexíveis, sala de descanso, uma boa comunicação
interna, feedback, momentos de confraternização, pequenos momentos
festivos, almoço, café da manhã dentro ou fora da empresa, dentre
outros programas podem aproximar funcionários uns dos outros, incentivando o relacionamento interpessoal e melhorando o clima no
ambiente. Com isso, o colaborador vai se sentir acolhido e respeitado, não se sentindo apenas como mão de obra mas como peça principal
nas organizações.
Como
diz Marcus Lemonis, se você cuida bem dos seus funcionários, eles
cuidarão melhor ainda dos seus cliente.
Vale o
investimento em a sua equipe, e os cuidados necessários para se
criar programas de qualidade de vida no trabalho e um ambiente mais
harmonioso. O resultado se mostra com colaboradores mais dispostos e motivados e
com menos índice de doenças no trabalho: a organização consegue
preservar sua imagem na sociedade e junto a seus colabores. Num bom
programa de qualidade de vida no trabalho todos tendem a ganhar,
colaborador e empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário