10 de junho de 2016

Backup e Restauração de servidores GNU/Linux


Felipe Souza

Às vezes é necessário, devido a um desastre ou migração, restaurar um servidor. E o ideal é que ele seja restaurado com todos os serviços já instalados e configurados, da forma que estava antes.

O procedimento abaixo irá descrever uma forma de realizar o backup e o restore em servidores GNU/Linux que utilizem o GRUB (Debian, CentOS, Red Hat, entre outros), sem necessidade de reinstalar os pacotes, as  dependências e nem reconfigurar os serviços.


Para que seja possível restaurar todos todos serviços, é necessário previamente realizar o backup dos seguintes diretórios:

/etc
/home
/usr
/var
/opt
/srv
/lib
/lib64
/bin
/sbin

Obs.: NÃO deve ser incluído o /boot

Exemplo:

tar -cjvf backup.tar.bz2 /etc /home /usr /var /opt /srv /lib /lib64 /bin /sbin

Além dos diretórios, se houver bancos de dados é necessário fazer o dump de todas as bases para um arquivo. Como por exemplo no caso do MySQL:

mysqldump -u root -p --all-databases

Para restaurar o servidor com todos os serviços:

Instale a nova máquina virtual (VM) ou servidor físico onde será realizada a restauração. Lembrando que a nova máquina deve ter utilizar o mesmo sistema operacional e mesma versão da máquina anterior. Não se deve fazer backup de um Debian e tentar restaurar num CentOS, por exemplo.

Na nova máquina, faça uma cópia do fstab:

cp /etc/fstab /etc/fstab.bkp

Extraia o arquivo de backup na raiz da nova máquina:

tar -jxvf backup.tar.bz2 -C /

Após extrair os arquivos, volte o fstab da nova máquina, a partir do arquivo .bkp. Isso é importante para que a identificação das partições fique correta, e a máquina não tenha problemas no boot.

cp /etc/fstab.bkp /etc/fstab

Em seguida, execute o grub2-install, para que sejam gerados novamente os arquivos de configuração do GRUB já com a nova estrutura de armazenamento.

Dê um boot na máquina, para ver se tudo ficou ok, e teste os serviços.

Se houver bancos de dados restaure a partir do procedimento padrão do software utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário