21 de setembro de 2016

Nova Sede - Os prestadores de serviço


Durante a reforma da nova Sede da Ultrix, contei com o auxílio de vários profissionais.

Todos eles atuaram muito bem, e estou compartilhando aqui como foi a experiência. Pode servir de referência para outras pessoas que necessitem desse tipo de serviço no futuro.

Projeto
Gerenciamento
Elétrica, pintura e hidráulica
Piso
Ar condicionado
Janelas
Pedras
Persianas
Mesa


Projeto

Roberta Strehler Valente e Juliana Arantes
www.rsvalente.com.br
(11) 99654-5604

Desde o início, quando optei por trazer a empresa para esse novo local, parti de algumas premissas: não deveríamos perder nada de pé-direito e deveríamos ter um ambiente simples, funcional, com flexibilidade para mudança de layout e com baixa necessidade manutenção. Além disso, não queria comprar móveis novos.

Não diminuir o pé-direito fez com que a alternativa de piso elevado e/ou forro no teto fosse imediatamente descartada. Ter manutenção simplificada fazia com que a alternativa de embutir os cabeamentos elétricos e de rede dentro das paredes também. A alternativa final foi, então, deixar aparentes, com eletrodutos e eletrocalhas, todas as tubulações elétricas e de rede.

Além disso, todas as paredes são estruturais e não podem ser derrubadas. Por isso, seria impossível a criação de um salão único.

A Roberta e a Juliana, na execução do projeto, souberam entender essas restrições, e foram além, dando ótimas ideias. A partir das premissas que coloquei elas criaram um ambiente funcional e objetivo, mas o mesmo tempo aconchegante e agradável para trabalhar. Daí vieram as ideias de recuperar o piso de taco de madeira, de usar spots ao invés de lâmpadas fluorescentes, de mudar a posição da porta, colocar lâmpadas decorativas na entrada, pintar parte das paredes de cinza escuro, iluminar o espaço acima de um dos banheiros, entre inúmeras outras. Além de pensar em questões como circulação, equilíbrio de cores e decoração.

O projeto foi fundamental para que a reforma fosse possível. Recomendo fortemente que se tenha projeto antes de começar qualquer tipo de obra.


Gerenciamento

O gerenciamento foi feito por mim mesmo. Embora tenha sido trabalhoso, não foi exatamente estressante. Em primeiro lugar porque havia um projeto muito bem feito. E também porque cada um dos prestadores de serviços e fornecedores de materiais fez a sua parte da maneira que deveria ser feito.

Como foi a primeira vez que gerenciei uma obra, cometi alguns erros que poderiam ter sido evitados. Entretanto, não comprometeram de forma significativa o prazo e os custos finais do projeto. Aprendi que gerenciar uma reforma não é tão diferente do que gerenciar um projeto de TI, embora existam situações e detalhes que são bem específicos.

Seguir o projeto à risca foi fundamental para as coisas funcionarem, e para a manutenção da minha sanidade mental. 😉 Quando havia dúvida, consultávamos e fazíamos o que estava no projeto.

Os acertos sem dúvida foram maiores que os erros. ☺ Mas não pretendo repetir a experiência como gestor de obra tão cedo. 😉


Elétrica, pintura e hidráulica

Manoel Domingos da Silva
(11) 96962-7991

O Manoel e sua equipe foram fundamentais na execução da obra e na definição de detalhes que não estavam bem claros.

A pintura incluiu a recuperação de vários pontos das paredes e do teto que estavam bastante estragados, embora estivessem cobertos por pintura recente.

A estrutura elétrica e de rede foi totalmente refeita. A parte elétrica envolveu a troca de toda a fiação, troca do quadro e fixação de eletrodutos, eletrocalhas, tomadas e luminárias. As sugestões do Manoel foram fundamentais na hora definir, na prática, as posições tipos de materiais elétricos que foram utilizados.

Na parte hidráulica ele instalou as novas torneiras dos banheiros, além de adaptar a tubulação para uma nova torneira na copa e arrumar a saída do dreno do ar condicionado.

Além disso, o Manoel deu um jeito em várias outras coisas: teto de gesso de um dos banheiros, recuperação de portas, instalação de fechaduras, troca de alguns vidros, descarte de materiais e diversas outras "quebradas de galho" durante a obra.


Piso

Jaílton Amorim da Silva
(11) 96875-3450

O Jaílton fez toda a recuperação do piso de taco de madeira que estava por baixo de um piso plástico velho e estragado, do tipo Paviflex. Acrescentou taco também em áreas onde faltavam.

Arrancar esse piso antigo não foi tarefa fácil, principalmente porque o prédio tem um horário bem restrito para fazer barulho.

Ele também deu uma ajuda no descarte de boa parte do entulho, principalmente um forro plástico antigo que havia no teto, que foi descartado.


Ar condicionado

Daniel Teixeira Soares ∴
Arcontex Ar Condicionado
www.arcontex.com.br
(11) 2781-6904

O Daniel e sua equipe foram os responsáveis por refazer toda estrutura de ar condicionado. Eles mudaram as máquinas evaporadoras (split) de posição, refizeram os suportes dos condensadores e recuperaram o sistema de drenagem.

Forneceram também um novo aparelho para uma das salas, e fizeram a manutenção dos aparelhos antigos.


Janelas

Antônio Bispo
Bishop Persianas
www.bishoppersianas.com.br
(11) 99563-7794

O Antônio e sua equipe trocaram as três maiores janelas e esquadrias, nas salas ,  e , substituindo tudo por estruturas novas.

Inicialmente eu queria usar esquadrias do tipo Maxim-ar:


Essas esquadrias permitem boa ventilação quando abertas, e em caso de chuva bloqueiam bem a entrada de água. Só entra chuva caso ocorra ventania forte lateral, e mesmo assim em menor quantidade. Além de impedir que pessoas caiam pela janela. 😲 Entretanto, o condomínio não deixou. Aqui só se pode usar esquadrias de correr, por causa da fachada do prédio:
Um saco, porque agora temos que nos preocupar com janelas abertas e fechadas.

O pessoal da Bishop teve alguns problemas com algumas medidas, mas corrigiram, e ficou tudo certo.


Pedras

Pedra de Esquina
Verena Azanha (comercial), Marcelo Azanha (diretor) e Hélio Brunialti (coordenador de obra)
www.pedradeesquina.com.br
(11) 5180-7599

O pessoal da Pedra de Esquina foi responsável pelas pedras que apoiam as cubas dos dois banheiros e da copa.

A execução das pedras é mais complicada do que eu imaginava, porque dependendo de como é o espaço, os cortes e a colocação são milimétricos, e implicam em uma série detalhes técnicos: peso, pontos de apoio e dimensões de corte. Eles fizeram um projeto específico para as peças de pedra.

Uma equipe de várias pessoas esteve envolvida.  Além da Verena, Marcelo e Hélio ainda houve o pessoal da fábrica que fez o corte e o montador, que efetivamente instalou as coisas no local e fez os ajustes.



ICortinas e Persianas
Andressa, Agnes, Ingrid e Cláudio
www.icortinasepersianas.com.br
(11)3722-2882

Eles forneceram quatro persianas rolô: uma para a sala ⬠, duas para a △ e uma para a ●. Inicialmente colocamos todas as persianas com um  tecido de tela solar, que deixa passar bastante luminosidade, e permite enxergar através, mesmo quando fechada. Entretanto, ela se mostrou inadequada para uma das janelas da sala △ e outra da sala ●, porque deixava passar uma mancha de sol que batia diretamente na minha mesa na sala △ e na mesa de reuniões da sala ●. Solicitei, então, a troca do tecido dessas duas persianas para um outro, que embora ainda permita a passagem de luz, tem uma trama mais fechada (chamado de 1%), e não deixa passar a mancha de sol.

O pessoal da ICortinas e Persianas tem bom conhecimento, são prestativos, e têm um bom produto. Entretanto, precisam melhorar um pouco em relação a marcação de datas, cobranças e horários.


Mesa

SC Divisórias
Tadeu Fernandes ∴
www.scdivisorias.com.br
(11) 97210-9899

O Tadeu providenciou a mesa pentagonal da sala ⬠. Além desse trabalho com móveis, sei que ele exerce também outras atividade de consultoria empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário